Endomarketing

Cuidando dos Colaboradores

Endomarketing 2018-04-18T20:57:47-02:00
Endomarketing

 

A Toca da Villa, além de planejar e oferecer o melhor em solução musical, também realiza treinamentos de endomarketing para empresas que querem aplicar técnicas e ações que mudem a maneira de pensar de seus colaboradores, em termos de estratégia e ferramenta de vendas no mundo corporativo ou, simplesmente, implementar as políticas da empresa.

A música tem o poder de incentivar e motivar as pessoas, tanto como estabelecer um conjunto de ações de marketing, cuja finalidade é traçar e alcançar objetivos, quanto incentivar o interesse dos colaboradores, aumentando a produtividade e criando um ambiente favorável para sua empresa.

A música e o endomarketing: onde um complementa o outro?  

O endomarketing pode ser definido como sendo um conjunto de estratégias, adotadas por uma empresa, visando a promover motivação e integração dos funcionários ao espírito norteador da Empresa.

As estratégias de endomarketing são cogitadas quando, na empresa, se pretende motivar os funcionários em uma determinada direção. Assim sendo, quando se fala no tema endomarketing, deve-se ter em mente que há um projeto amplo, concebido para se atingir um determinado propósito. E, justamente porque o propósito do endomarketing é o de motivar, quando se pensa em endomarketing, invariavelmente, se pensa em música. Desde as músicas mais animadas, até as mais emotivas. A rigor, primeiro, deve-se construir um Plano de endomarketing, um briefing. Este plano fará um desenho de como a Ação irá se desenvolver: se haverá uma festa, se esta festa terá música ao vivo, se será composta uma paródia, se os funcionários irão cantar esta paródia.

Enfim, o briefing dirá como a Ação irá transcorrer. A música é a moldura do evento de endomarketing. É ela que dá o colorido adequado: mais emotivo, mais intenso, mais agitado, mais sério, mais divertido. Não é de hoje que vemos a música sendo usada como artifício de entretenimento e conforto, influenciando muito no nosso bem-estar e até no estado emocional, mas pensando dessa forma como a música pode ser utilizada para conquistar e incentivar dentro do endomarketing? Vamos começar pelo conceito, endomarketing é o marketing interno da sua empresa, um conjunto de estratégias e ações que tem como publico alvo o meio interno da empresa (empregados, revendedores, acionistas etc.), e dependendo da finalidade da ação pode ser abordada de uma forma diferente. Deve se pensar que um funcionário que trabalha em um clima agradável e que se sente pertencente à empresa tem um nível muito maior de produtividade. Para o meio externo, a imagem da empresa é reforçada de uma forma extremamente positiva e marcará mais a filosofia na qual você quer transmitir.

Uma maneira de usar o endomarketing é começar a ter aulas de música dentro da empresa, como assim?

Contratando um instrutor para dar aulas em um horário que os funcionários interessados possam participar do curso, porque a música no ambiente de trabalho pode transmitir confiança e motivação nas relações profissionais.

Existe a opção de contratação de artistas para tocar durante eventos corporativos internos como a comemoração de lançamento de um produto novo, pois o ambiente descontraído facilita a abordagem de temas mais densos de trabalho ou negócios, transformando tudo em um misto saudável do informal e responsável.

Uma forma mais diferente também usada é a música no ambiente de trabalho, não só cada um ouvindo a musica em seu computador enquanto trabalha, mas colocar uma caixa de som e deixar a musica no ambiente em um volume agradável, deixando sincronizado com algum programa onde todos podem colaborar colocando as músicas que desejam.

Existem ferramentas online para ter conhecimento do que os funcionários gostam ou gostariam de ter na empresa, são muito simples e inteligentes, e a função deles é coletar informações úteis dos seus funcionários, você cadastra a equipe com nome e E-mail, configura perguntas e respostas e semanalmente a ferramenta libera uma pesquisa para a equipe e compila resultados online.

É muito útil e fácil de usar, e pode se ter uma visão do que falta para completar essa união do endomarketing. A chave é mostrar que sua empresa valoriza a individualidade de cada um.