As opções para a marcha nupcial – caminhos a seguir

Em uma data tão importante, quanto o casamento, é essencial que o casal se sinta à vontade com todos os elementos da cerimônia e, evidentemente, a música é uma parte importantíssima.

Com relação à cerimônia, há uma questão bastante controvertida: haver ou não a marcha nupcial. Trata-se de uma opção muito particular dos noivos:

1) se querem imprimir um ambiente mais formal e tradicional;

2) se querem cumprir o respeito às tradições, porém agregar um significado mais particularizante; ou…

3) se querem optar pelo inusitado e avesso às tradições.

Neste sentido, a marcha nupcial exerce uma importância bastante relevante. Mas, de antemão, salientamos que a marcha nupcial pode estar presente de diversas maneiras. Iremos detalhar as formas como a marcha nupcial pode ser inserida na sua celebração:

Marcha Nupcial sozinha, executada inteira, por um quarteto de cordas, por exemplo. Cumpre ressaltar que o quarteto de cordas é uma, dentre as muitas opções de formação musical. A marcha nupcial pode ser executada por um quarteto ou quinteto Acústico também. Tudo dependerá de sua predileção;

Marcha Nupcial executada em medley, com outra música de livre escolha do casal. Aqui, evidentemente, a música associada à marcha deverá ter importância emocional para os noivos. Esta opção, entretanto, guarda uma particularidade: a forma como este medley é feito. Há muitos músicos que optam por fazer uma transição brusca entre o fim do trecho da marcha nupcial e o início da outra música. Este é um erro que deve, a todo custo, ser evitado. Uma transição brusca quebra a harmonia da música e isto é bastante desagradável ao se ouvir. Em síntese, faz-se necessário que a marcha e a outra música escolhida tornem-se uma coisa só. Isto faz toda a diferença, em termos de qualidade da sonoridade e por isso nós prezamos muito pelos arranjos mais cuidadosos e delicados.

Ausência de marcha nupcial – a entrada da noiva se dará mediante a execução de uma música, livremente, escolhida pelo casal. Evidentemente, o casal tem liberdade de escolher o que quer e o que não quer em sua celebração. Portanto, se o seu desejo for o de não haver marcha nupcial, assim será. Entretanto, o nosso Know how – traduzido em centenas de casamentos realizados – nos permite dizer que a marcha nupcial possui uma importância peculiar: ela chama a atenção dos convidados para a tão esperada entrada da noiva. Para a maioria das pessoas e – certamente, os seus convidados se inserem neste contexto – a noiva só entra, após ser anunciada pela marcha nupcial. Neste sentido, há o risco de os convidados não se darem conta de que a noiva está entrando… Por esta razão, em que pese respeitemos a escolha dos noivos, sempre sugerimos que optem por incluir, de alguma forma, a marcha nupcial. Para não haver este risco de a entrada da noiva passar despercebida.

A marcha nupcial mais conhecida e comumente executada é a de Mendelssohn. Porém, há outra igualmente conhecida, mas sutilmente diferente. Ouvi-las é fundamental para decidir qual delas escolher. As listaremos, a seguir e aproveitaremos para incluir o link de sua reprodução, com o propósito de facilitar o seu reconhecimento e escolha:

 

1. Marcha Nupcial de Mendelssohn

 

2. Marcha Nupcial de Wagner

 

 

Aproveitamos o ensejo para sugerir algumas músicas que os nossos noivos costumam pedir para tocar em meddley com a marcha nupcial, evidentemente, se esta for a sua preferência. Ressaltamos que não se trata de músicas exclusivas. Os noivos podem escolher qualquer música de sua preferência para compor este medley. A listagem aqui é meramente exemplificativa e tem o propósito de auxiliar nesta escolha.

 

 

The way you look tonight, versão* Rod Stewart

 

 

I was born to love you, Queen

 

 

Stand by me, versão Seal*

 

 

Here comes the Sun – The Beatles

 

 

All of my Love – Led Zeppelin

 

 

A thousand years – Christina Perri

 

 

Can’t help falling in Love – Elvis Presley

 

 

Love someone – Jason M’Raz

 

 

All of me John Legend

 

 

She – Elvis Costello

 

 

Coisa Linda – Tiago Iorc

 

 

Como é grande o meu amor por você – Roberto Carlos

 

 

Eu sei que vou te amar – Tom Jobim

 

 

Você é linda – Caetano Veloso

https://youtu.be/PjRRhHb3Q_E

 

 

* As versões podem ser outras, da preferência dos noivos. Por exemplo, aqui sugerimos a versão de Seal para a música Stand by me, mas pode-se adotar outra versão, como a de John Lennon. E, assim, em todas as outras músicas.

By | 2018-04-18T18:36:56-03:00 fevereiro 1st, 2017|Casamento|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

Posso ajudar?