Em linhas gerais, a maquiagem do seu casamento deve ser bonita, marcante, ressaltar seus traços e disfarçar as imperfeições. Algumas noivas, porém, possuem dúvidas pontuais, como: Que tipo de base usar? Pó compacto ou translúcido? Corretivo cor da pele, iluminador, ou colorido? Sombra nude ou colorida? Cílios postiços?
Geralmente, a maquiagem da noiva é feita por profissionais, ainda que algumas noivas optem por fazer, elas mesmas, a maquiagem do grande dia. A depender da técnica e destreza da noiva, a auto-maquiagem pode ser tão bem elaborada, quanto uma maquiagem profissional. A questão pontual não é quem faz, mas sim como se faz…
O nosso artigo pretende lançar alguma luz neste processo de elaboração da maquiagem para o casamento mas, de antemão, ressaltamos que toda noiva deve investir em pesquisa: ver tutoriais de maquiagem no Youtube, fazer testes com o maquiador escolhido, ver publicações especializadas. Informação adequada nunca é demais. Além de blogueiras especializadas, as principais lojas de Cosméticos oferecem tutoriais de inspiração para maquiagens.
Assim, seja hipótese de auto-maquiagem, seja hipótese de ser maquiada por um profissional, a noiva deve investir em saber qual o melhor estilo de maquiagem. Mais romântica, mais moderna…
Enfim, a maquiagem deve dialogar com o estilo do vestido, o local da celebração e o estilo próprio, pessoal, da noiva. A maquiagem deve variar a depender do local de celebração e também do horário em que ocorrerá. Uma celebração de dia, ao ar livre, pede uma maquiagem sutil, leve, com tons claros, por exemplo.
Não existe certo e errado na maquiagem, mas existem tendências e estilos. A maquiagem dos anos 80 e 90 investia em uma pele bastante pesada, com uma base muito espessa, e muito pó compacto: a aparência era carregada; a pessoa, nitidamente, aparentava estar maquiada. Isto sem contar que o blush era bem marcado, um traço quente, geralmente rosa, na pele esbranquiçada. Na boca era muito comum o lápis labial ser de cor diferente da cor do batom. E as sombras, ah, as sombras eram sempre intensas e contrastantes.
Atualmente, entretanto, este estilo de maquiagem é considerado “errado”. Hoje em dia, a aposta é na sutileza, na leveza. Considera-se que a pele deve ter grande cobertura, mas deve aparentar que não está usando nada. É a chamada maquiagem de “pele perfeita”. O corretivo deve ser aplicado não só para corrigir, mas também para iluminar, discretamente. A maquiagem da pele deve possuir o efeito HD. Isto significa que o efeito luminoso dos produtos ajudará na composição da cobertura.
– A PELE:
Antes de maquiar, a pele deve estar limpa, tonificada e hidratada. Isto garantirá uma maior durabilidade e fixação da maquiagem. A utilização de um bom primer também colabora muito para uma maior durabilidade da maquiagem. Há diversos primers, com finalidades distintas. Há primers cuja finalidade principal é a de atenuar a aparência dilatada dos poros e linhas finas; sua textura é sedosa, sua aparência é de corretivo. Há outros que visam, principalmente, aumentar a durabilidade da maquiagem, sua textura é siliconada, sua aparência geralmente é de gel.
Para a pele, o mais indicado é utilizar uma base líquida, de longa duração e de efeito HD. A base líquida dura mais que a em pó e cobre mais que a em mousse. A base é o principal item da maquiagem da pele. A pele deve aparentar que “nem está feita”. Quanto mais natural aparentar, melhor. A maior parte dos produtos de maquiagem, atualmente, confere este efeito natural. A maquiagem, com efeito HD, é a que melhor utiliza o efeito luminoso para contribuir com a cobertura: a pele fica corrigida, sem precisar de uma camada espessa de produto.
A aplicação da base contribui muito para o efeito natural. A aplicação com um pincel kabuki irá contribuir muito para espalhar bem, sem deixar pequenos traços na pele e já irá conferir polimento à cobertura. Procure escolher um tom de base próximo à sua pele e não esqueça de trazer um pouco de base para o pescoço, para atenuar a possível diferença de tom. O resto da base, contido no pincel, é suficiente para este propósito de esfumar.
Em seguida, sele a cobertura com pó compacto: irá evitar que, com o desenvolvimento da festa, apareça pontos de brilho. A aplicação do pó também ajuda no propósito de evitar que a base transfira. Importante, com relação ao pó compacto: utilize pouco produto. Para isto, evite usar a esponja que vem com o pó. Ela concentra muito produto. Prefira um pincel grande e fofo. Ele é, sempre, o maior pincel do kit de pincéis.
Após, deverá fazer pequenas correções com o corretivo. O corretivo serve para cobrir pequenas imperfeições como manchas, marcas de espinhas, mas também serve para iluminar o rosto. Existe uma infinidade de corretivos. O mais adequado será aquele que melhor atender ao seu intuito.
Os corretivos coloridos servem para atenuar marcas ou olheiras, a depender da sua coloração. Eles obedecem ao círculo cromático: cada marca da pele, a depender de sua coloração, será disfarçada por uma espécie de cor do corretivo.
O corretivo amarelo disfarça manchas roxas; o corretivo verde neutraliza as marcas vermelhas; o corretivo lilás disfarça as manchas de tom marrom. Importante, ao utilizar um corretivo colorido, esfumá-lo bem. Na maioria das vezes, ele ficará aderido à pele e vai cumprir seu propósito, sem que a pigmentação colorida fique aparente. Ao utilizar um corretivo colorido, aplique aos poucos, para avaliar seu efeito. Do contrário, se ficar aparente, utilize um corretivo cor da pele por cima.
A aplicação do corretivo pode ser com os dedos, dando leve batidinhas, ou pode ser com um pincel achatado, também dando batidinhas, sem arrastar. Importante que na aplicação do corretivo, o produto não seja arrastado. Ao contrário da base, o corretivo não deve ser arrastado.
Em seguida, após a correção, deverá fazer o trio: contorno, blush e iluminação. O contorno destina-se a disfarçar as imperfeições e dar maior profundidade ao rosto. Enquanto a iluminação destaca, traz pra frente, o contorno disfarça e leva pra traz. Mais uma vez, temos o efeito luz e sombra…
Os pontos de contorno dependem do formato do rosto. Em geral, utiliza-se para afinar o rosto, com uma diagonal das têmporas até a boca. Também, em geral, utiliza-se pra afinar o nariz – passando um traço em sua lateral. Se a noiva tiver testa grande, pode-se fazer o contorno logo abaixo da raiz dos cabelos, visando dar aparência de a testa ser menor. O importante do contorno é que ele não aparente ter sido feito: deve ser bem esfumado. Pode ser utilizado para o contorno o pó bronzer ou pó específico para contorno, mais opaco. O bronzer deixa a aparência mais sutil, em razão do brilho.
Em seguida, vem o blush. O blush serve para dar um “ar de saúde”. Portanto, deve ser discreto e, também, bem esfumado. Do contrário, este efeito “ar de saúde” não será alcançado. A cor do blush depende da cor de fundo da pele de quem está sendo maquiada. As de cor de fundo amarelada devem optar por um blush pêssego. As de cor de fundo rosado devem optar por um blush rosa.
O iluminador é o grande “must” da maquiagem atual. Mas muitas vezes é utilizada de forma exagerada e a aparência é de que a pessoa está suada; o que não é bem vindo. A dica é esfumar depois de iluminar. Os pontos a serem iluminados são: as têmporas – um “C” entre o olho e a parte de cima das bochechas; o comprimento do topo do nariz, para dar um efeito de que ele é mais fino – aqui, contorno lateral e iluminação no topo contribuem para este resultado de afinar o nariz; no arco do cupido – entre o nariz e a boca – e no centro da boca para dar um efeito de lábios mais volumosos. Existem diversos tipos de iluminador: em pó, pastoso espesso, pastoso fluido e existe a possibilidade de se iluminar usando um corretivo mais claro que a base.
– OS OLHOS:
A maquiagem dos olhos é a parte mais controvertida da maquiagem para as noivas e madrinhas. Muitos maquiadores sugerem um “olhão destacado”, com sombras intensas e chamativas, bastante iluminado também. Outros, sugerem um olho mais neutro, esfumado de cinza ou marrom. A verdade é que o estilo de maquiagem do olho deve respeitar o estilo da noiva, na sua vida cotidiana. E, principalmente, deve respeitar o estilo do casamento, o horário e local da celebração.
Certamente, deve ser utilizado um primer de sombra, para que a sombra dure a noite inteira. Além do primer, outra sugestão que independe da escolha do estilo de sombra, é cuidado com a utilização de pó iluminador na região dos olhos. É muito comum alguns pós gerarem um efeito de “estouro de flash” e a maquiagem aparentar um “panda invertido”. A dica aqui é tirar uma foto do olho, com flash, antes de concluir a maquiagem. Se não estourar o flash, o pó iluminador passou no teste. Outra dica importante é que todos os itens de maquiagem para os olhos sejam a prova d’água. As lágrimas e, eventualmente, o suor não podem comprometer a qualidade e a durabilidade da maquiagem.
A escolha da cor e do estilo da sombra, tons neutros, tons mais vibrantes, cores esfumadas, ou cores intensas e destacadas compreendem um universo muito particular de cada noiva. Não há, propriamente, certo ou errado. Apenas se lembre que a maquiagem deve ser bonita ao vivo, mas também nas fotos. Algumas maquiagens ficam intensas e muito destacadas ao vivo, mas nas fotos soam muito exageradas… Isto não significa a imposição dos tons neutros, mas é fundamental testar, ainda enquanto está sendo maquiada, o efeito da “make”, diante de um flash.
Embora seja inevitável retocar o batom durante a festa, vale algumas dicas: utilize um gloss de longa duração ou utilize um batom de alta fixação. Utilizar lápis labial, esfumando-o em direção ao interior da boca, contribui para o aumento da durabilidade do batom. Deixe o seu batom com a assessora de seu casamento. Assim, toda vez que desejar retocar ele estará, prontamente, à sua disposição.
Por fim, invista em cílios postiços. Se não pretender que eles aparentem ser mais longos, ao menos, irão conferir maior volume e destaque.
Se os seus cílios forem muito retos, aplique o curvex. Sua função é curvá-lo, o que lhe dará mais destaque. Em seguida, aplique um booster de silicone. O booster tem como função encorpar os cílios. O rímel fica mais aderido e potencializado: assim, seus cílios aparentarão mais espessos e alongados.
Assim, a maquiagem estará concluída e você estará deslumbrante, ao vivo e nas fotos…
Confira no vídeo abaixo, as dicas do Torquato, expert da maquiagem, neste vídeo o maquiador dá dicas gerais sobre maquiagem.
Leave A Comment