Mercado de eventos volta a respirar

Mercado de eventos volta a respirar

Quem atua no segmento de eventos corporativos levou um baque daqueles. A retração deste mercado foi uma das maiores já vistas. Lojas e subsidiárias, fechando. A rigor, quem não quebrou, diminuiu o passo. Assim, mesmo quem não quebrou, percebeu uma redução sensível nos negócios.

Os números da economia referendam esta impressão. A economia entrou em colapso. Para combater as mazelas que surgiram, ações na economia foram empreendidas.

O Banco Central fez doze cortes na Selic – a taxa básica de juros – ficando reduzida para 6,5% ao ano. Trata-se do menor valor registrado na história. Uma nova redução deve ocorrer em maio. Descontando-se a inflação, o chamado juro real caiu abaixo de 3%, inferior ao da Argentina, Turquia e Rússia.

O alívio só foi possível graças à queda da inflação, que foi para menos de 3% em 2017. A melhora dos parâmetros econômicos faz com que o dia a dia do brasileiro médio melhore muito.

Principalmente porque esta melhora, ainda que mínima, aquece um pouco o mercado de eventos. Isto, se não promove lucros exponenciais, ao menos diminui o ritmo de demissões de funcionários. Só este aspecto já contribui em muito com a melhora do ambiente corporativo.

Entretanto, mesmo com estes números, é visível notar como as empresas ainda refletem as ações tomadas no auge da crise. As empresas, na fase mais aguda da crise, diminuíram o seu passo: cortes brutais no orçamento; redução geral do custo da produção; demissões em grande escala. A melhora econômica ainda não foi capaz de gerar ações no sentido contrário. Ou ao menos, não na proporção necessária.

Quem ficou (restou) na empresa está assustado e, muitas vezes, desmotivado. Isto se explica, em parte, pelo receio de também ser demitido. O fato é que, em que pesem os sinais de melhora, o momento atual demanda ações de motivação.

Quem ficou na empresa precisa se sentir motivado, prestigiado. Pois, assim se sentido, seu trabalho renderá mais e sua produtividade será maior. O ganho se dá nas duas pontas.

A motivação pode e deve ser atingida com eventos de endomarketing. O endomarketing possui, justamente, este propósito: motivar o corpo de colaboradores e, assim, promover ganhos de produtividade.

Não há um padrão determinado para eventos de endomarketing: eles devem se ajustar aos propósitos traçados e, também, ao budget existente.
As ações de endomarketing são detalhadas em um Briefing, que nada mais é do que um documento, o qual traça e especifica todas as ações envolvidas no Evento de Endomarketing.

A atuação em endomarketing sinaliza que a empresa realiza planejamentos, investe em seu corpo de colaboradores e tem visão de futuro. O recado é preciso: dificuldades sempre existirão, mas podem ser superadas, com um corpo de funcionários focado e dedicado.

By | 2018-07-11T14:10:04-03:00 julho 11th, 2018|Corporativo, Curiosidades|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

Posso ajudar?