– músicos buscam alternativas de sustento e expressão de sua arte durante a quarentena –
O meio musical foi profundamente afetado pela pandemia Covid19, provocada pelo Corona vírus. Sim, porque bares e restaurantes foram fechados, eventos foram proibidos, em razão da aglomeração de pessoas. Do dia para a noite, o meio de sustento dos músicos deixou de existir.
Esta realidade aguçou a criatividade dos musicistas. Como produzir apresentações, em meio ao confinamento? Como criar monetizações?
A premissa é a de que o isolamento precisa ser preservado. Então, encontros físicos estão vetados. Sobra, então, o meio virtual das redes sociais. Os encontros haverão de acontecer em lives do Instagram e do Youtube.
As lives atendem a duas finalidades: primeiro se mostra um meio alternativo de sustento dos músicos. Uma alternativa, diante da realidade de que eventos não estão sendo feitos e os bares e as casas de show estão fechados.
Por outro lado, se mostra uma alternativa, para o público confinado, aguentar ficar em casa e longe do convívio social. As lives proporcionam um evidente benefício mútuo.
As lives estão sendo feitas tanto por músicos famosos, como por músicos não famosos. Tem para todos os gostos: pop, sertanejo, pagode, MPB… Mais ou menos produzidas, as lives são um fenômeno de sucesso.
O cantor sertanejo Gustavo Lima aderiu às lives. A transmissão em período de quarentena se estendeu por cinco horas e somou 11 milhões de seguidores no total; com pico de audiência de 731 mil pessoas, superando a marca de Beyoncé.
Para além das lives, a pandemia e a consequente quarentena aguçaram o espírito criativo dos músicos, famosos ou não. Produtos foram lançados, sempre em respeito às restrições impostas pela quarentena, de isolamento social.
A Toca da Villa criou produtos específicos, sempre em respeito às restrições estabelecidas pela OMS e pelo Ministério da Saúde brasileiro. Foram quatro os produtos criados:
1) Homenagens com música ao vivo; aqui, quem contrata terá uma apresentação particular on line, de uma a três músicas, para realizar a homenagem;
2) Criação de músicas personalizadas; uma música será composta, a partir de elementos esboçados pelo contratante. Exemplo: nascimento de filho, amizade, relacionamento amoroso, retrospectiva de casamento, entre outros;
3) Show exclusivo de até uma hora de duração; um show sob encomenda, com sugestão de repertório, na sua tela, exclusivo para quem contrata;
4) Música ao vivo em condomínio; vários condôminos contratam a realização de um show. O músico fica isolado no térreo, os moradores em suas sacadas. Vizinhos compartilham o show e o som, isolados mas em comunhão de sensações. Uma forma de amenizar o isolamento.
E o mundo está aderindo a esta estratégia:
Leave A Comment