– Britânica cria caixinha de músicas para ajudar bisavó a guardar memórias –
Uma caixinha de música para guardar memórias de quem já viveu muito e está se esquecendo das coisas. Foi o que Cloe Meineck, uma empreendedora que vive na Grã-Bretanha, resolveu desenvolver ao perceber que a bisavó dela não a reconhecia mais. Mas, curiosamente, ela ainda sabia tocar piano. Surpresas que a vida nos proporciona…
Cloe acreditava que a memória musical poderia ajudar a ativar outras lembranças da vida de sua bisavó. Isto é um aspecto da terapia ocupacional: reabilitar o paciente a partir da reinserção de atividades e estímulos os quais, antes da doença, faziam parte da vida do paciente.
Uma música pode reavivar diversas memórias afetivas, por uma conexão nem sempre linear, lógica, mas que para aquela pessoa foi feita. Isto sem contar que a música ativa, simultaneamente, diversas áreas do encéfalo, o que pode ser muito benéfico para a reabilitação.
Por isso, ela criou uma caixa personalizada em que é possível guardar fotos, músicas e objetos para ajudar um idoso a se lembrar de momentos da vida. As músicas e os objetos escolhidos podem ser conectados, por um chip.
A caixa de música é indicada para complementar o tratamento de pacientes com Alzheimer.
A caixinha de música está em processo de produção na Inglaterra e quem colaborar com cinquenta libras, o equivalente a R$ 250, recebe um mini-modelo da caixa.
Aquí no Blog já tratamos do poder da música em nosso organismo e que, iniciativas como esta da caixinha de música, podem impactar positivamente no nosso cerebro. https://www.tocadavilla.com/2017/08/10/cura-e-o-poder-da-musica/
Leave A Comment