O dia do casamento é sempre dito como o melhor dia de sua vida inteira, e é primordial pensar nos mínimos detalhes para alcançar a tão esperada festa dos seus sonhos.
Cada ano que passa há mais tendências, inovações que podem ajudar e inspirar você a ter novas ideias para o grande dia.
Porém, antes da decoração, espaço, comida, música que são fatores de crucial importância, você já pensou em que tipo de festa de casamento será?
Não há apenas variações do próprio casamento como a igreja ou se os votos serão ao ar livre, mas a grande festa em si, como será? Aqui, nesse artigo, falaremos os tipos de festas que estão na moda para todos os convidados e principalmente para o casal.
Brunch
O brunch é perfeito para os noivos que querem se casar logo pela manhã, porque o brunch é uma grande mistura do café da manhã com o almoço.
Nele, são servidas comidas bem levinhas, e para beber coisas bem naturais, café, leite, sucos variados e algo bem inovador são águas aromatizadas sempre fazem bastante sucesso.
Se o clima estiver bem frio, um chocolate quente pode ser uma boa pedida. O casal pode ainda finalizar a festa brindando com champanhe e cortando o bolo, pois já não será um horário, tão cedo assim, para se tomar bebidas alcoólicas.
Bolo com champanhe
Esse é um tipo mais antigo mas que está voltando com toda a força. Essa festa pode ser feita em qualquer horário, mas é adequado que seja no final da manhã ou no final da tarde.
É uma fina e elegante maneira de comemorar o casamento sem gastar excessivamente. Assim que termina a cerimônia religiosa, o casal recebe seus convidados para brindar a união com champanhe e uma fatia de bolo, tirar fotos e não passar a data em branco.
Alguns casais preferem só uma pequena mesa de degustação, para os convidados fazerem um lanche enquanto os noivos não chegam, mas isto é opcional. O importante é escolher um bolo de casamento muito bonito e gostoso e um espumante de ótima qualidade, além de dar bastante atenção aos detalhes, como arranjos florais, louças, taças e talheres.
Coquetel
Com tendência a ser feito durante à tarde ou começo da noite, o coquetel começa com uma mesa de degustação, na qual os convidados se servem, a vontade, de canapés, frios e quiches, enquanto os noivos não chegam.
Depois da chegada do casal, são servidas comidas quentes um pouco mais pesadas, como uma mini refeição, geralmente na modalidade finger food (petiscos que os convidados comem com a mão e não necessariamente precisam se acomodar sentados, para degustarem) e bebidas as quais podem ser: com ou sem álcool.
No final da festa, o bolo é cortado e servido aos convidados, que também podem acessar a mesa de doces.
Mini Wedding
Literalmente um mini casamento. Os mini weddings já foram excepcionais, mas atualmente vem se tornando uma tendência. Principalmente, em razão de uma mudança cultural.
Antes, os casamentos eram planejados e realizados pelas famílias dos noivos. Os noivos não colaboravam financeiramente e seus desejos eram, literalmente, secundários no planejamento.
Atualmente, entretanto, ainda que possa haver colaboração financeira e opinativa, os noivos passaram a exercer papel central no planejamento e organização do casamento.
Neste contexto, os mini weddings ganham especial destaque. A nota característica dos miniweddings é o despojamento, aliado aos elementos caracterizadores de uma celebração de casamento.
Este evento, em geral, é bem intimo para amigos, bem aconchegante e combina com qualquer horário do dia.
No miniwedding, é possível adotar o sistema de finger food, ou é possível se cogitar um almoço ou jantar de confraternização. É possível aliar as duas situações também. Seja qual for a modalidade de refeição a ser servida, haverá também o bolo de casamento decorado, para a sobremesa.
Como este é um tipo de festa de casamento bem pequeno, tendo em média 100 convidados, ele costuma ser bastante personalizado com elementos temáticos de gosto do casal, além de dar oportunidade aos noivos de ter um contato maior com os amigos, sem precisar se desgastar passando em várias e várias mesas.
O mini wedding é perfeito para quem quer comemorar o casamento ao lado das pessoas mais próximas, investindo o dinheiro da festa de casamento onde realmente acha necessário, como um ótimo cardápio e uma decoração atraente.
Almoço ou Jantar
Nesta modalidade, o enfoque da celebração é centrada não no tamanho do evento, mas sim na espécie de item a ser servido. No almoço ou jantar de casamento, o mais importante é pensar em um cardápio completo e com opções que agradem todos os gostos. Com entrada, prato principal e sobremesa, o almoço ou jantar de casamento precisa de um serviço de buffet completo.
Para um almoço de casamento, a bebida apropriada é um bom drink refrescante. Já para o jantar de casamento, é costume harmonizar os pratos com vinhos, o que pode envolver um pouco mais de gastos.
O bolo de casamento pode ser servido como sobremesa, mas é sempre adequado haver outros doces.
Se a festa for na hora do almoço até mais tarde é interessante fazer uma mesa de chá para os convidados fazerem um pequeno lanche. No caso dos casamentos noturnos, que se estendem até de madrugada, é interessante servir uma mesa de café com alguns chocolates, na saída.
Leave A Comment