– fotógrafa britânica Jannete Beckmann que clicou os maiores nomes do punk e do hip hop, no começo de suas carreiras –
A fotografa britânica Jannete Beckmann clicou os maiores nomes do Punk e do Hip-Hop – ainda em seu início – e soube associar, em suas fotos, música e moda. A revista Marie Claire publicou uma instigante entrevista com a fotógrafa britânica Jannete Beckmann, notoriamente conhecida por ter registrado cenas marcantes do Punk e do Hip-Hop, logo em seu início.
A fotógrafa é célebre por associar elementos culturais, como a música, às expressões da moda. Ela começou seu trabalho em revistas de música e depois começou a desenvolver trabalhos em revistas de moda. Associar as duas ideias foi um processo natural. As imagens capturaram a energia, a intensidade de The Clash, Sex Pistols, Boy George…
Em 1983, ela decidiu ir para os EUA para registrar a cena musical do Hip Hop. Tanto o Punk, como o Hip Hop são estilos musicais de contracultura. São estilos musicais de contestação política, econômica e social. No início, a expressão destes gêneros musicais era extremamente ideológica e o visual contribuía em muito para a difusão e consolidação de seus ideais.
A moda foi muito importante para a consolidação de ambos os estilos musicais. Ainda que, no início, isto não fosse evidente e declarado. As fotos tem o valor de nos remeter àquele momento. Nos transportam para aquele cenário. Dão vida a um suposto entendimento. Em conjunto com a sonoridade e as letras das músicas é possível, hoje, entender aquele momento, em sua exata medida e intensidade. Este é o real sentido e propósito da fotografia.
A música usufrui muito desta percepção visual. Isto é o que explica a importância do clipe musical, bem como a divulgação e propagação de fotos de trabalho. Os registros em vídeo das bandas nos mostram a conexão entre música e identidade visual.

Leave A Comment