Os eventos de música e a cultura pop. - Toca da Villa

Os eventos de música e a cultura pop.

Cada vez mais, grandes festivais surgem para atrair os fãs das bandas já conhecidas ou até conhecer novas bandas.

O espírito dos festivais sempre foi o de contemplar bandas consagradas às bandas mais novatas. Esta mistura possibilita aos fãs ouvir a atração desejada, mas também conhecer bandas das quais muitas vezes nunca ouviu falar. Cada festival possui uma diretriz: concentrar bandas rock, concentrar bandas pop, concentrar atrações indie, promover encontros eletroacústicos…

Enfim, os festivais de música sempre existiram, mas atualmente, há uma intensa demanda por shows e festivais, pois  em razão do aumento da evolução digital, os artistas se depararam com a realidade de que não poderiam mais lucrar com a venda de CD’s, ou por suas músicas em mp3 via site oficial.

A pirataria aumentou de tal forma que se perdeu o controle editorial. Até mesmo em países como os Estados Unidos, que tem uma lei de copyright e anti-pirataria forte, há burla de direitos autorais. Evidente, há ainda demanda de pessoas que compram CDs e música via iTunes. Mas o ganho substancial dos artistas do mainstream provém dos shows, grandes concertos.

O apelo de ver um artista ao vivo sempre existiu, mas atualmente no momento em que a tecnologia faz milagres com afinação e precisão vocal, ver uma banda ou artista solo ao vivo é a grande possibilidade de se aferir a qualidade real do musicista.

Antigamente, era alvo de imensa polêmica o artista que se utilizava de ferramentas de afinação. Hoje, pode-se generalizar e afirmar que não há produção musical feita, sem a utilização de tais ferramentas.

Mas muito além de os shows serem uma demanda dos artistas, eles são muito apreciados pelo público. Ver a banda preferida ao vivo, participar da interação que a banda promove, ou mesmo se decepcionar com a frieza do artista que tanto gosta. Esta é uma vivência só experimentada por quem vai aos shows e aos grandes festivais. Não adianta: tem que ver pra sentir o que se trata… Isto, sem contar com a diversão em si de quem vai a um grande show. Seja porque foi na companhia de amigos, seja porque interagiu com desconhecidos e angariou alguns, agora conhecidos de show: os festivais de música são um excelente expediente para conhecer pessoas que, ao menos, tem um gosto musical parecido com o seu.

Os eventos de música vêm crescendo: são várias bandas, em diversos palcos, com um público extremamente engajado e conhecedor deste meio. Ademais, ainda que os ingressos atualmente custem muito mais que a razoabilidade indicaria, ir a um show ou a um festival ainda guarda sua importância, relevância e desperta o interesse do público de diversas faixas etárias. Os festivais, em adendo, permitem que para além de apreciar a banda de sua predileção, conheça outras que, provavelmente, nunca ouviu falar e dificilmente conheceria, não fosse sua presença ali, no festival.

Existem uma série de festivais que ocorrem ao redor do globo. São eventos que, em comum, chamam muita atenção e atraem um imenso público.

O primeiro a ser citado é o Rock in Rio, o qual teve origem em 1985 e é famoso até hoje. Este festival já atraiu 8,5 milhões de pessoas até hoje, e teve em seu palco grandes ídolos como por exemplo: Queen, Guns and Roses e Paul McCartney. Antes, era um evento focado no rock mas, hoje em dia, se tornou um evento da música pop e divide os estilos, por dia de festival: o evento procura concentrar bandas de mesmo estilo, em um mesmo dia.

Outro evento extremamente conhecido é o Lollapalooza, que surgiu em 1991. Este, é um festival de rock alternativo que, assim como o Rock in Rio, também passou a albergar outros estilos musicas, atraiu 136 mil pessoas em sua ultima edição. Há, também, os festivais de Pop que visam promover a sustentabilidade, como o SWU.

O rock pesado teve o seu próprio festival: O Monsters of Rock. Este festival buscou concentrar as principais bandas do heavy metal. A primeira edição deste festival foi em 1980, em Donington Park, na cidade de Leicestershire, na Inglaterra. No Brasil aconteceram algumas edições, a primeira em 1994 e a última em 2015.

Devemos citar aquele que é considerado o maior festival de música do mundo, o Tomorrowland, o qual existe desde 2005. Este evento começou sendo realizado em Boom, na Bélgica, mas ganhou espaço em outras localidades, ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Além de toda a infra estrutura bem planejada, são 72 horas de música eletrônica com mais de 400 Djs. Em 2012, 190 mil pessoas participaram do evento, pessoas de todos os países do mundo.

Selecionamos os links promocionais de cada um destes festivais mencionados:

By | 2018-04-18T18:46:00-03:00 abril 27th, 2017|Curiosidades|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

Posso ajudar?