– coaching vocal –
Cantar é uma vocação, um dom, um atributo nato. Mas este dom pode e deve ser lapidado. E esta lapidação pode se dar, desde o
início ou posteriormente.
Muitas vezes, o cantor já é profissional, famoso e toma aulas para reeducar sua voz, melhorar a colocação vocal, com vistas a melhorar o seu ofício e conseguir preservar o seu instrumento de trabalho.
Foi o que aconteceu com o vocalista James Hetfield, da banda de heavy metal Metallica. A banda foi fundada em 1981. Mas em 1993, em meio a Turnê Mundial do álbum homônimo, Metallica, o cantor, já muito famoso e muito influente no seu meio, foi orientado pelo produtor da banda, o lendário Bob Rock, a realizar aulas de reeducação vocal.
Neste caso, para que aprendesse a cantar sem promover um imenso desgaste em suas cordas vocais. Deu certo.
A reeducação vocal além de melhorar a qualidade do ofício de cantor, garante uma maior longevidade ao profissional.
A reeducação vocal se compromete a ajudar o cantor a entender melhor a região vocal a qual o seu timbre se destaque mais e, também, a ajudar a cantar sem se desgastar em demasia.
A técnica não se contrapõe à sensibilidade. Um cantor muito técnico deve colocá-la a serviço da emotividade. Este deve ser o grande propósito da instrução, do coaching vocal.
Leave A Comment