Projeção Mapeada

– projeção de imagens como parte integrante da decoração –

         A projeção mapeada é uma técnica utilizada para projetar imagens em uma estrutura tridimensional, a qual é previamente mapeada por um software.

         Enquanto a projeção plana não permite essa manipulação da luz, a projeção mapeada permite que você “direcione” a luz exatamente para a região que receberá o conteúdo visual, fazendo parecer que o vídeo criado se encaixa na estrutura.

 

Projeção Mapeada

Imagem: optoma.com

         Trata-se de mais um item a compor a decoração, seja do casamento, ou outro evento social como festas particulares, ou até mesmo de um evento corporativo.

         Evidente que as espécies a serem projetadas irão variar, a depender da espécie de evento que se trate, mas o fato é que a projeção mapeada eleva a decoração a um outro nível.

Projeção Mapeada

Imagem: integrate-expo.com

         A projeção mapeada demanda técnica. Equipamentos específicos e operadores habilitados. Muito além do interesse em fazer a projeção, importante que se atente para as suas particularidades.

         Ao definir o local, ou objeto no qual acontecerá a projeção é preciso que o local tenha pouca luz, por isso em locais abertos é necessário que ocorra à noite.

         Além disso, superfícies mais escuras ou refletivas podem alterar o resultado final da imagem; por exemplo, se a fachada de um prédio for de vidro, é essencial que haja algum tipo de envelopamento, seja com tecido ou adesivo.

 

Projeção Mapeada

Imagem: videomappingsoftware.com

 

         Se for muito escura, deve-se trabalhar com textos e animações de cor branca; já em uma fachada colorida, o ideal é trabalhar com cores contrastantes.

         Depois do local, ou objeto ser escolhido há casos em que é necessário criar uma réplica virtual, para servir de modelo da superfície na qual acontecerá a projeção.

         Haver um roteiro detalhado é fundamental para garantir uma boa execução do projeto, alinhando as expectativas aos resultados esperados.

 

Projeção Mapeada

Imagem: brdg.co

 

         Não tem como falar de projeção mapeada sem pensar nos projetores: a quantidade, potência e definição variam de acordo com o tamanho do local projetado, distância dos equipamentos até o ponto da projeção, incidência de luz direta sob o ambiente e duração da ação, se por alguns minutos ou dias.

         Como se trata de uma criação computadorizada e possui um alto nivel de complexidade e detalhismo, é de extrema importância a realização de testes, normalmente feitos com um ou dois dias de antecedência, para o alinhamento perfeito das imagens no ambiente real.

By | 2020-09-10T15:59:37-03:00 setembro 10th, 2020|Casamento, Corporativo, Curiosidades|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário