Uso do Growth Hacking para medir o sucesso de um artista

– como medir o sucesso de um artista –

         O tamanho e o sucesso de um artista pode ser medido através das paradas e plays nas plataformas digitais e seguidores nas redes sociais.

         Entretanto, surgiu um mercado indevido de aquisição de seguidores e de plays. Este crescimento é absolutamente falacioso e não se sustenta a médio e longo prazo.

         Então surge uma questão bastante relevante: a importância de construir uma base de fãs leais. Isto, é mais importante, útil e apto a trazer resultados do que haver um crescimento exponencial de seguidores e de plays, enganoso e fruto de compra.

         A construção de uma base de fãs leais envolve métodos de baixo custo, analíticos e criativos, girando em torno de engajamento e buzz. A propósito, Buzz marketing é um tipo especifico de trabalho de marketing o qual visa a disseminação de propaganda de um produto ou serviço, através de cadeias de consumidores.

         Como estratégia de Growth Hacking conseguimos estabelecer uma meta de crescimento de fãs, através da análise de dados disponíveis – Chartmetric, Spotify for artists e Estúdio de criação do Facebook. Estas são algumas das ferramentas disponíveis.

         Os passos para atingir estas metas são:

 

  1. Tenha interesse e uma estratégia baseada na retenção de fãs reais e leais:

 

Uso do Growth Racking para medir o sucesso de um artista

 

Com isto, é possível traçar análises de público, de performance musical, suas preferências e tantos outros dados que podem influenciar diretamente na sua estratégia e trajetória. Seguidores e plays fakes sujam sua base de dados, corrompem suas análises e não trazem retorno financeiro;

 

  1. Sua música precisa ser descoberta:

 

Uso do Growth Racking para medir o sucesso de um artista

 

Então, é preciso conquistar um público que goste do que você propõe. Tenha sempre em mente o seu público alvo e o que você espera dele. Neste cenário, o Spotify divulgou, no ano passado, que está realizando testes de serviço que pretendem ampliar as recomendações musicais da plataforma, onde os algoritmos contabilizem o que é importante para o artista;

 

  1. Ative ouvintes em seguidores:

 

Uso do Growth Racking para medir o sucesso de um artista

 

Depois que a música for descoberta será necessário traçar uma estratégia para que permaneça no radar de seus fãs. Traga novidades, compartilhe conteúdos que tenham a ver com sua música, projeto e público. É importante ter frequência e consistência;

 

  1. A música precisa ser compartilhada, entendida e respondida:

 

Uso do Growth Racking para medir o sucesso de um artista

 

Quando se ama alguma coisa, há o propósito de compartilhar e incentivar, então este sentimento precisa ser instigado nos fãs. É imprescindível que se tenha um planejamento de marketing musical, baseado em estratégias viáveis e aplicáveis, através de dados que tenham acesso e em objetivos que te geram retorno e buzz marketing. São inúmeras inovações que estamos vivendo diariamente. Temos cada vez mais acesso a informações e dados, baixo custo em campanhas digitais de marketing, proximidade com fãs através das redes sociais.

By | 2021-02-18T17:59:44-03:00 fevereiro 18th, 2021|Música|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário